Nos últimos anos, o empreendedorismo feminino tem ganhado mais espaço e destaque em diversos setores da economia. Apesar de ainda enfrentarem muitos desafios, as mulheres têm demonstrado um grande potencial como empreendedoras, criando negócios bem-sucedidos e inovadores.
Segundo dados do Global Entrepreneurship Monitor (GEM) de 2021/2022, as mulheres representam cerca de 42% dos empreendedores em estágio inicial em todo o mundo, dado que se repete na realidade brasileira.
As mulheres têm a capacidade de criar negócios altamente bem-sucedidos. Como empreendedoras, elas trazem novas ideias e perspectivas para o mercado, além de terem um forte senso de propósito. É importante notar que muitas empresas de sucesso foram criadas por mulheres empreendedoras, como a empresária brasileira Luiza Helena Trajano, fundadora da rede varejista Magazine Luiza, e a empresária americana Sara Blakely, fundadora da marca de roupas íntimas Spanx.
O empreendedorismo feminino pode trazer impactos positivos tanto para a economia quanto para a sociedade em geral.
Empresas com lideranças femininas têm demonstrado ser mais diversificadas e inclusivas, promovendo a igualdade de gênero e incentivando a diversidade em todos os níveis da organização. Isso pode ser benéfico para a cultura organizacional e para a produtividade das empresas.
Desafios para o empreendedorismo feminino
Apesar do número crescente de oportunidades, as empreendedoras ainda enfrentam muitos desafios, sendo um dos principais a falta de acesso a financiamentos. De acordo com um relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), as mulheres têm mais dificuldade para obter crédito para seus negócios do que os homens. Além disso, as mulheres também tendem a receber menores valores em seus financiamentos em relação aos homens, mesmo quando solicitam a mesma quantidade. Outros fatores também dificultam o empreendedorismo de mulheres em todo o mundo, como as barreiras culturais e sociais, que muitas vezes as levam a se concentrar em setores considerados mais "femininos", como beleza, moda e cuidados pessoais, em vez de explorar oportunidades em áreas consideradas mais masculinas, como tecnologia e ciência, limitando o potencial de crescimento e expansão dos negócios liderados por mulheres.
Mas o grande desafio para as empreendedoras ainda é a falta de modelos femininos de sucesso. Isso pode ser um obstáculo para as mulheres que estão pensando em iniciar seus próprios negócios, pois quando as mulheres veem outras mulheres empreendedoras bem-sucedidas, elas são mais propensas a acreditar que também podem ter sucesso.
Por enfrentarem preconceitos de gênero, muitas vezes são vistas como menos competentes ou menos ambiciosas do que os homens, afetando diretamente a forma como são tratadas por investidores, clientes e parceiros de negócios.
Mudanças pela frente!
O empreendedorismo feminino tem o potencial de transformação, mas para que seja aproveitado em toda a sua capacidade, é importante que a sociedade como um todo trabalhe para criar um ambiente mais favorável às elas, oferecendo mais acesso a linhas de crédito, mais espaço de divulgação de modelos femininos de sucesso e o principal, combater os preconceitos dentro das diferentes esferas em que elas estão inseridas.
Na YAKITAI, estamos comprometidos em promover a visibilidade das mulheres empreendedoras e apoiar sua jornada de sucesso. Valorizamos iniciativas que incentivam a entrada de novas franqueadas e fornecemos as ferramentas necessárias para que nossas colaboradoras alcancem seu potencial máximo. Estamos determinados a fazer parte da mudança global que está acontecendo em relação à igualdade de gênero e acreditamos que, juntos, podemos alcançar esse objetivo.
Se você é uma Empreendedora ambiciosa que deseja prosperar, ou conhece alguém que tem o perfil perfeito para o nosso modelo de negócio, visite nosso site hoje mesmo.
Com apenas alguns cliques, você poderá se inscrever e descobrir como podemos ajudá-la a transformar seus sonhos em realidade!
Comments